Título Original: Nymphéas Noirs
Livro: único
Autor(a): Michel Bussi
Ano: 2017
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416329
Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.
Confesso que quando iniciei esse livro, pensei por diversas vezes desistir e começa outro, porém sou daquelas pessoas que não gosta de deixa nada pela metade, se eu comecei, queria terminar, fora isso também já era tarde, minha curiosidade queria uma resposta, quem matou Morval? E foi com muita paciência que eu cheguei lá, no final.
Cheguei a Ninfeias, atraída pela capa, e quando comecei a ler, senti que já tinha lido algo semelhante em algum lugar, não querendo citar, mas já citando, quem gostou de "Garota Exemplar" pode ler esse livro sem medo, pois você irá gosta, isso porque o livro segue aquela risca de histórias desconexas, uma nada ver com outra, que você sabe que em algum momento vão se ligar.
Ninfeias conta história de três mulheres, um viúva, sem nome, que perambula pelas ruas de Giverny. Fanette, um jovem prestes a completar onze anos, com talento para pintura, que sonha em sair de Giverny e ser reconhecida pelo mundo. Stephany, uma jovem professora, casada, que afirma nunca trair o marido, porém detesta a vida que vive ao lado dele. Três mulheres, com três personalidades diferente, porém com uma coisa que vai uni-las, e quando isso acontecer, você vai se arrepiar.
***ATENÇÃO SPOILER***
LEIA SOMENTE SE, VOCÊ TIVER LIDO OU SE QUISER SABER O QUE PEGA NA HISTÓRIA
Eu tenho um devido problema com histórias semelhante a "Ninfeias Negra", porque eu não sei se gostei ou não da leitura, na verdade eu realmente gosto do modo que o autor deu vida a sua obra, porém meu sensor de justiça entra em conflito, pelo vilão não ter o que realmente merece, para ser sincera, em um determinado ponto da história eu tinha certeza do culpado, mais achei clichezão já que transformaram o caso em algo banal, o detetive que se apaixona pela mulher do suspeito e quer tirar ele de linha, portanto só ver ele como o culpado, não importa o que ele veja, ele quer a mulher, mas precisa tirar o marido do caminho. Incrível também como três pessoas distintas, são a mesma pessoa em linhas temporais diferente, apesar de ser narrado de tal modo, que parece que tudo está ocorrendo naquele momento. Chega ao fim e descobri que o vilão viveu a vida que ele queria, sem nunca ter sido pego, é que pra mim foi frustrante.