top of page
Foto do escritorEntre Todas Leituras

Resenha: Fale!


Título Original: Speak

Livro: Único

Autor(a): Laurie Halse Anderson

Ano: 2013

Editora: Valentina

ISBN: 9788565859073

Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio.

O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece.

Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

 

A um tempinho tinha ouvido falar sobre o livro Fale! Que se tratava de um tema importante, na verdade me interessei por ser semelhante ao que uma pessoa proxima viveu, claro que o cenário, foi bem diferente, mas a violência foi a mesma e está com melinda, ouvi-la e acompanhar o que ela passa, o que ela sente, não vou dizer que foi bom, vou dizer que foi compreensivo, e cada um escolhe o gatilho que aperta, a forma que se protege.

Melinda é una adolescente comum, que infelizmente encontra um destino angustiante, Melinda é abusada, infelizmente só se dar conta disso após o ato ter acontecido, no ocorrido era tudo uma confusão, porém Melinda é rotulada por ter estragado uma grande festa, mais ninguém a perguntou o porquê, a parti dai acompanhamos o dia a dia de Melinda na escola em que estuda, o quanto de estrago aquele dia causou em sua vida social, e a pior coisa que podia acontecer é seu agressor estudar no mesmo local e passar a se interessa pela sua ex-melhor amiga.

Meses atrás tive o prazer de ver o filme, que é estrelado pela atriz Kristen Stewart e se chama "o silêncio de Melinda", antes de ler o livro, e gostei que ambos passam um ponto de vista diferente da personagem, no livro por exemplo temos uma Melinda sarcástica, observadora e divertida entre aspas(porque é aquele bom e velho humor negro), já o filme passa a impressão de o quanto o ocorrido lhe afetou, Melinda do filme é aquele personagem que segue o flux, que só está ali respirando, que não sabe ao certo como deve prosseguir.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page