top of page

Resenha: Simon vs. A agenda homo sapiens

Foto do escritor: Entre Todas LeiturasEntre Todas Leituras

Título Original: Simon vs. The homo Sapiens Agenda

Livro: único

Autor(a): Becky Allbertalli

Ano: 2016

Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580578928

Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.

Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.

Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

 

Então, esse foi o meu primeiro contato com historia homossexual, e não sei se por ser um livro teen, achei bem igual aos demais que li do gênero, a diferença é que não temos uma mocinha na historia e sim um mocinho.

Não foi difícil imaginar um garoto se apaixonando pelo outro.

Simon, não é popular, mas também não passa por despercebido, ele tem um ciclo de amizade bastante restrito, inclusive, amei uma de suas amigas e detestei a outra, vai entender, sua família também não é uma das mais normais, o que importa aqui é que vemos adolescentes sendo adolescentes no ensino médio, o problema começa quando Simon é descuidado, um de seus colegas descobre seu segredo e quer algo em troca do silêncio, o que Simon entende por chatagem, Martim ver como incentivo pro colega lhe dar um força, a parti desse momento você fica esperando a merda bater no ventilador.

Martin não só é nerd, como é o tipo de garoto que gosta daquela garota que jamais olharia pra ele como um potencial namorado, mas sim como amigo, logo não tem a minima chance de Abby lhe dar uma chance no quesito amoroso, ou seja uma missão impossível pra Simon, que procura levar a chantagem a banho maria o máximo que ele puder, o problema é que uma hora a verdade vem a tona, e tenho que falar que achei bem previsível como ela foi exposta, a parti dai Simon tem que lhe dar com a verdade sobre sua sexualidade se tornando público, e não sendo mais algo pessoal para ele, e pouco a pouco as coisas começam a piorar pra ele, mas não se preocupem que é coisa rápida, na verdade o grande X da questão do livro todo é saber quem é o blue, e quando ele descobri que é seu correspondente de email... ver um pedaço do relacionamento deles, foi... Fofo.

***OPNIÃO COM SPOILER***

*

*

*

Eu, particurlamente, adorei lê-lo, classifico como uma boa leitura, não chegou ser excelente por esse motivo, dei quatro estrelas pra história. O que eu mais amei nessa história, apesar de aparecer pouco, foi Leah, uma das amigas mais antigas de Simon, e certas coisas me irritaram, o fato da consideração para com a personagem ser deixada de lado, quando Simon resolve se abri, ele se abri com Abby, entendo que no momento inicial Simon queria explicar que estava sendo chantageado a ter sua orientação sexual exposta, porém o restante da explicação fica no meio do caminho, porque simon fica surpreso por Abby não se abalar por sua revelação, a parti dai momentos com Leah ficam pra trás, o que eu achei bem paia. Meu ranso com Abby se dar, porque detesto aquele personagem adorável demais, sem nenhum defeito, as vezes é tão surreal, que eu não consigo engolir, assim é Abby, fiquei o livro todo esperando ela fazer algo, pra dizer que eu sabia que ela não era essa gracinha toda que o livro vende, e tou até agora esperando, porque ela simplesmente é, esse ser radiantes até o final, o que me dar um pouco, vontade de vomitar. Também shippei errado, esperei que um milagre acontecesse e Leah e Nick se juntasse, pontos pra Leah que não gosta de Abby e com razão, pois infelizmente ela perde o boy pra ela. Sobre a família dele, não tenjh o que falar a não ser que é família sendo família.

*

*

*

*** FIM DE OPNIÃO COM SPOILER***

Então, pra finalizar, indico a leitura, se você gosta daquele drama teen em ambiente escolar e segure a curiosidade até o final, pra descobrir quem é blue.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page