Resenha: Pule, Kim Joo So
- Entre Todas Leituras
- 27 de jan. de 2018
- 4 min de leitura

Título Original: Pule, Kim Joo So
Livro: Único
Autor(a) Gaby Brandalise
Editora: Verus
Ano: 2017
ISBN: 9788576866466
Sinopse: O que você faria se precisasse escapar da sua própria vida? Um história inspirada em dramas coreanosMarina vive em Curitiba, atormentada pelas agressões do ex-namorado. So vive em Seul, preso a uma culpa da qual não consegue se livrar. Em mundos tão distantes, mas carregando dores parecidas, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que eles finalmente tomem o controle da própria vida, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram. Pule, Kim Joo So é uma história ágil e original, que vai surpreender e divertir da primeira à última linha.
Oi gente, hoje vim fala de um livro bem legal para vocês, mais apesar dos apesares, já aviso que a história vem com algumas falhas, mas antes de tudo, se você não conhece "Dramas Coreanos", conhecidos como kdrama, você fica um pouco confuso com a história e a maneira que as coisas se resolvem, então deixa eu explica rapidinho, dramas coreanos, são como novelas, mais ao invés de cento e poucos capítulos, a maioria deles tem 16, 20 e claro existe alguns que são mais extensos, a questão é o cronograma, que no livro, apesar da reclamações, é cumprido, primeiramente conhecemos um pouco dos protagonistas, depois o jeito torto que os envolve, o tempo que eles se acertam, os empecilhos que impedi deles ficarem juntos aparecem, a maneira que eles resolvem isso é bastante expressa e o final feliz.
Aprofundando mais ainda, citarei agora um drama que se chama "W - Two Worlds", que em tradução livre seria W - Dois mundos, por onde acho que esse livro foi baseado, onde os personagens se apaixonam, porém um é real e o outro é o personagem principal de um mangá que criou vida própria, pois não queria morrer, e ambos trabalham juntos, para salva-lo, porém no processo começam a nutri sentimentos um pelo outro, sabendo que tudo pode acabar tragicamente para ambos os lados, afinal um é pessoa real e o outro um personagem de mangá, quando tudo isso acabar é suposto que cada um volte pro seu devido canto, e o amor onde fica? VOCÊS TERÃO QUE ASSISTIR, se quiserem é claro.

Apesar de o livro ser bem curtinho, achei ele bem drama e a medida que ia lendo, comecei a perceber algumas semelhanças aqui e ali com W(por isso expliquei um pouco dele acima), So aparece na vida de Marina de uma maneira repentina e inexplicável, nem ele mesmo sabe como chegou ali, porém Marina que está cheia de problema, resolve adicionar mais um, ao resolver que ajudará o estranho misterioso de olhos puxados que fala um língua estranha cujo ela não entende, pra quem já assistiu esse drama citado acima, as coisas começam a fazer sentido quando So retorna para Coreia com Marina, para quem não assistiu vai ser complicado entender que eles se teletransportam de alguma maneira do Brasil para Coreia, aonde chove problemas que So causou com sua partida repentina, deixando seu escrito Lee Tan em saias justas, sem saber como conserta as coisas, confesso que um fato que a gente descobre la pelo final do livro me surpreendeu, não esperava por aquilo. Outro ponto, e que envolve cultura de um país, que também aparece no final é a castidades, como sua cultura demostração de afeto em público não é bem visto, no livros somos presenteados com jeitinho bem brasileiro de se relacionar, claro que isso ocorrerá só quando eles finalmente conseguirem ficar juntos, quem assisti drama, sabe que isso ocorrerá somente no final, apesar do jeito ser bem brasileiro, a forma que é demostrada no livro é bem coreana, confuso? Eu sei, você vai entender quando ler.
Sobre a história, o negócio é seguinte, Marina é um jornalista que leva uma vida de merda, é cobrada pelo chefe e tem um ex namorado escroto, que até hoje perturba sua vida, no meio do seu trabalho ela conhece So em um banheiro feminino de um aeroporto e decide ajudá-lo e abrigá-lo em sua casa, o que ela não esperava é que um belo dia fosse para na Coreia e ver de perto os problemas que So causou.
So saltou da história cujo é protagonista, deixando a emissora, seu roteirista e escritor em apuros, ele tem que voltar, porém só poderá retorna quando resolver as questões que o afligem e o que impedi de viver sua vida como quer, para isso ele terá que enfrenta algumas coisas sozinho.
Apesar de eu gosta de ler uma história que foi baseada em uma das coisas que eu mais amo de assistir, infelizmente, eu acabei achando o livro bom, mais não é essas coisas, recomendo a leitura sim, mais confesso que em alguns pontos ela parecerá meio confusa, algumas coisas ficarão sem resposta ou até mesmo parecerá um absurdo em alguns pontos, por isso no skoob para mim foram três estrelas e meio. Espero que vocês gostem desse primeiro contato com drama coreano em forma de livro.