top of page

#Resenha: Mate o próximo

Foto do escritor: Entre Todas LeiturasEntre Todas Leituras

Título Original: La última salida Livro: único Autor(a): Federico Axat Editora: Verus Ano: 2017 Páginas: 378 ISBN: 9788576864783 Sinopse: Ted McKay tem tudo: uma mulher linda, duas filhas, um alto salário. Após ser diagnosticado com um tumor cerebral, ele toma a drástica decisão de tirar a própria vida. Quando está prestes a apertar o gatilho, Ted é interrompido pelo toque insistente da campainha. E, ao olhar para sua mesa no escritório, encontra o seguinte bilhete: “Abra a porta. É sua última saída”.

Intrigado, Ted deixa a arma de lado e abre a porta. E então mergulha em um pesadelo arrepiante, que vai fazê-lo duvidar da própria sanidade. À sua frente está um desconhecido chamado Justin Lynch, que não apenas sabe o que Ted estava prestes a cometer como lhe faz uma proposta difícil de recusar, um plano para evitar que sua família sofra as consequências devastadoras de um suicídio.

Ted aceita a proposta do estranho homem, sem imaginar que o bilhete em seu escritório e a oferta de Lynch são apenas o começo de um jogo macabro de manipulações. Alguém plantou um caminho de migalhas, que Ted vai recolher. Alguém que o conhece melhor que ninguém, que o fará duvidar de suas próprias motivações e também das pessoas que o cercam.

Às vezes, nós só podemos confiar em nós mesmos. E, em algumas ocasiões, nem mesmo isso.

 

Oi gente alguém aqui já leu esse livro? Não? Ele é daqueles que mexe com o psicológico e te obriga a colocar a cabeça para funcionar, se quer uma dica, não deixe a sinopse lhe enganar.

Primeiramente quero saber se é normal acha que a terapeuta é a que tem problemas e o paciente que é normal? Vocês entendem o que eu quero dizer? O livro é dividido em quatro partes, e na primeira conhecemos nosso personagem principal que após receber uma notícia nada boa e não sabendo lhe dar com ela, decide tirar a própria vida, com a finalidade de livrar a família de um certo trabalho que poderiam ter mais para frente, porém em um momento crucial, um estranho lhe oferece uma oportunidade, mas digna de fazer isso, mas antes, Ted terá que fazer algo, que devo dizer que ele faz sem nem pisca e questionar, a parti daí ele começa achar que algo de errado não está certo, e decide investigar, com poucas respostas, porém com respostas suficiente pra encontrar o cara e confronta-ló, Ted acaba descobrindo que as coisas não funcionam do jeito que ele pensava.

Na parte dois o mesmo do mesmo acontece, mais assim como o personagem, você também entra naquela frenese de ja li isso aqui e sei o que vai acontecer, Ted vive uma espécie de Deja Vu, considerado um ser com sorte, achando que recebeu mais uma chance, ele decide fazer diferente daquilo do que ele fez na primeira vez, dessa vez ele tem um propósito, descobri verdades, porém a realidadd não é fácil de digerir, eu mesma fiquei me questionando se eu estava ficando doida enquanto lia, se o pesornagem era normal, se os terapeutas não estava armando uma armadilha e por ai vai, nada parecia certo pra falar a verdade, tudo suspeito.

Então chega a parte três que dá uma especie dd luz, você descobre que esta tudo bem com você, que você só estava dentro da cabeça de um louco e isso pertubou um pouco as suas ideias, isso porque descobrimos que na verdade Ted está internado em um hospital psiquiátrico, revivendo ciclos, enquanto sua terapeuta tenta destrinchar a verdade(a saída), Ted também está começando a ficar mas são, sedento por resposta, ele olcuta informações e começa a fornecer apenas o que a terapeuta gostaria de ouvir, garoto esperto, enquanto ele, com a ajuda de seu recém colega de quarto, Mike, tentam encontrar a realidade que escapa de Ted, ele precisa cruzar a linha e mergulhar, se ele vai aguentar ou não, não sabemos, porque então começa a parte quatro.

Que é a parte que nos apresenta em forma de flashback, uma breve história sobre o passado de Ted e como ele teve um vida fodida, ao ponto de acabar se tornando a pessoa que se tornou, a medida que conhecemos o quanto Ted é articulador, nos tempos atuais Ted arruma um jeito de sair da clínica, devo dizer apenas que a medida que todos os ponto soltos começam a se juntar, a intenção de escapar não acaba bem, terminando essa jornada, com um epilogo onde sua terapeuta lança um livro a respeito do perturbador caso de Ted, é nesse mesmo epilogo que temos um maldito último diálogo, cujo inúmeras teorias se formam na minha cabeça, porém nenhum se encaixam perfeitamente, todos eles servem, mas não parece certo, e minha vontade é de perturbar o autor afim de resposta, porém me obriguei a deixa pra lá, já que esse não é um livro normal.

"AGORA VOCÊ ENTENDE POR QUE EU NÃO CONSEGUI FALAR COM VOCÊ ANTES ANTES, NÃO É?"

Pra finalizar, pra mim, foi um livro espetacular, até a ultima página, não gosto de final que exige você pensar sobre o que ele quis dizer com aquela última frase, e você começa a vasculhar na mente possíveis resposta, mas nada parece certo. Em determinado ponto eu já não sabia mais porque o certo parecia errado e o errado parecia o certo, mas quando as coisas começam a se encaixar, você finalmente chega a conclusão de que finalmente a história está fazendo sentido, se animar e começa a devorar o livro, se recomendo? NÃO HÁ DÚVIDAS.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page