Título Original: Crazy Rich Asians
Livro: 01
Serie: Podres de Ricos
Autor(a): Kevin Kwan
Literatura: Estrangeira/Drama/Romance
Editora: Record
Ano: 2018
ISBN: 9788501113467
Páginas: 490
Sinopse: Best-seller internacional que inspirou uma das mais aguardadas adaptações cinematográficas do ano. Quando Rachel Chu chega a Cingapura com o namorado para o casamento de seu melhor amigo, imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família. Só que Nick não mencionou alguns detalhes, como o fato de sua família ter muito, muitodinheiro, que ela viajaria mais em jatinhosparticulares do que de carro e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas. Logo, Rachel percebe que não será poupada das fofocas e intrigas. Isso sem falar na mãe de Nick, uma mulher com opiniões bem fortes sobre com quem o filho deve – ou não – se casar. Um passeio pelos cenários mais exclusivos do Extremo Oriente – das luxuosas coberturas de Xangai às ilhas particulares do mar da China Meridional –, Asiáticos podres de ricos é uma visão do jet set oriental por dentro. Com seu olhar satírico, Kevin Kwan traça um retrato engraçadíssimo do conflito entre os novos-ricos e as famílias tradicionais em seu romance de estreia, que já fez milhares de leitores chorarem de tanto rir no mundo todo.
Hello hello...
Então gente em dúvida sobre três leituras, quase fazendo uni-duni-tê, acabei escolhendo "asiáticos podres de ricos", primeiro porque eu sou meio fã desse povo de olhinho puxado, de origem asiática, segundo acabei vendo adaptação antes de ler(que por sinal, não foi lá essas coisas).
Achei o livro bem toma lá da acá, ela te joga diversas historias de asiáticos esbanjando sua riqueza a torto e a direita, porém a história principal é do Nick, único herdeiro da família Young, que atualmente vivi em Nova York, junto com sua namorada Rachel, uma garota simples, da classe trabalhadora, professora universitária de econômica, que embarca em uma viagem para Cingapura, com a finalidade de acompanhar seu namorado ao casamento de um amigo e aproveita as ferias no mesmo local.
O problema é que Nick é extremamente rico(faz bem jus ao título do livro), e Rachel nem sonha sobre isso, apesar de esta viajando pra cidade natal dele, irá conviver com a família e amigos bem escrotos(diga-se de passagem) dele, e aos poucos a viagem no escuro vai clareando, e amor de repente já não suficiente para manter aquele relacionamento por muito tempo, dois pesos, duas medidas.
Para mim o melhor do livro foi uma das histórias paralela, no caso, da Astrid, amei aquela mulher, ela não só torra seu dinheiro, como consegui ter uma vida bastante privada dos holofotes, apesar da sua fama de herdeira, é uma pessoa simples e educada e não age feito uma esnobe, o defeito na historia dela é o casamento, que não anda bem e vai piorando ao longo da historia.
Filme x Livro
Olha nesse caso não sei quem escolher, o filme me passou a impressão de ser um filme teen, só quando comecei a ler, entendi que os protagonistas já estão na casa dos 30, Nick é narrado no livro, como um Deus asiático, além de herdeiro rico, na realidade, achei a escolha do ator meio decepcionante, não vi nele o cara estonteante e irresistível que toda garota deseja, cuja a história vende. Já Rachel, amei a do livro, a do filme achei meio bobinha e infantil. Tenho a impressão que o filme escolheu trabalhar apenas na história principal e resumir bem rapidamente as histórias paralelas que ocorrem no livro, acho que a história da Astrid por exemplo, poderia ter sido mas bem trabalhada no filme do que aquele lixo que foi exibido, Michael sai como uma coisa, que no livro ele não é, na verdade você até entende o motivo que o levou a fazer tais coisas, justificável? Bom depende da sua opinião, e na minha achei aceitável.
Pra resumir o filme é bem expresso em relação o livro, nem metade da metade do livro foi trabalho, pelo menos essa foi minha impressão, mais olha vou deixa aqui pontos elevados, pela cena do casamento, que foi maravilhosa.
Também não fico com o livro, pois pra mim, foi uma leitura cujo tive a impressão de está lendo uma história semelhante aos dramas de uma novela mexicana, versão asiática, cheia de histórias paralelas, bem mal organizada.
E é isso, pra quem leu e gostou, parabéns, pra mim não desceu muito bem! Recomendo só pra quem tem paciência, de conhecer múltiplos personagens e suas respectivas histórias em um livro só.
Capa x Capa filme
Essa capa meio Audrey Hepburn já é maravilhosa e dificilmente gosto de capa filme, mas se um dia alguém me presenteia-se com esse livro, eu ficaria com a maravilhosa capa filme como opção, até porque sou apaixonada por aquele verde turquesa(que pra mim é azul).