top of page

Resenha: Um porto seguro

Foto do escritor: Entre Todas LeiturasEntre Todas Leituras

Título Original: Safe Haven

Livro: único

Autor(a): Nicholas Sparks

Editora: Novo Conceito

Gênero: Literatura Estrangeira/Romance

Ano: 2012

Páginas: 414

ISBN: 9788581630045

Sinopse: Quando Katie, uma jovem misteriosa, aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado.

Linda, mas discreta, ela parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades distintas: uma com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com Jo, sua vizinha muito sincera.

Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes na cidadezinha e se tornando muito próxima de Alex e de sua família.

No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta... o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país.

Com o apoio de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... E que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

 

Houve um tempo em que eu realmente amava o Nicholas Sparks e queria ler todas as suas obras, aconteceu que minha lista cresceu e os livros dele foram ficando para trás, cheguei a ler o principais dele, obrigada avon.

Porém alguns ficaram pendente, e esse ano resolvi ler "Um porto seguro" pelo fato de assim como "a última música", serem um dos meus filmes preferidos, e confesso que o livro eu demorei pra digerir, não porque ele seja ruim, uma coisa que me mata na leitura são excesso detalhes, e esse se enquadra nesse , é uma torneira de detalhes um dialogo aqui e acula, mais sentimentos detalhados.

Não sei se em 2010/2011, quando li a maior parte dos livros dele, eu estava numa vibe mais paciente, coisa que isso não ocorre ultimamente, demorei a concluir a leitura.

Mas vamos ao importante, a historia.

Nesse livro temos a Katie, uma personagem, extremamente reservada, estabelecida em uma cidadezinha de..., trabalha como garçonete e compra apenas o que é necessário, preparada para sair da cidade a qualquer momento, mas ver seu coração roubado aos poucos por uma garotinha chama Kristen, que é irmã mais nova de Josh, que são filhos de Alex, um viúvo, que possui um pequeno comércio.

Alex, perdeu a esposa a um tempo, ex agente da militar, se ver atraído por uma jovem de cabelos castanhos que surgiu pela cidade, extremamente cautelosa, ele não sabe como se aproxima, mas aproveita a carona na filha que parece ter feito amizade com essa bela moça.

Não vou mentir que o processo de flerte deles é bem cansativo, eu fiquei vários momentos me perguntando se um dia ia sair, mas enfim...

Que Katie carrega um segredo, todos sabemos inclusive Alex, por tido um certo ramo de trabalho, ele conhece as pessoas, a melhor personagem pra mim é a Jo, digamos que ela é a luz que ilumina a cabeça da nossa protagonista em momentos cruciais.

Quando o livro fica bom, quando Kevin entra na história, Kevin é um personagem do passado de Katie, ele é um lunático religioso e investigador policial, alcoólatra, obcecado por Erin, e está muito determinado a encontra sua esposa que fugiu a um ano atrás, e os capítulos dele surgem bem na hora que nossa Katie e Alex estão se encaixando, e trás uma certa emoção na historia.

Filme x Livro

Claro que a adaptação não é 100% perfeita, a Katie do filme não escondeu seus cabelos loiros, apenas realizou um corte, a interação dela com Alex, acontece um pouco mais rápido do que no livro, senti a trama do filme mais apaixonante que a do livro. Jamais imaginei o Josh Duhamel como o Alex, enquanto lia, só conseguia visualiza um tipo meio Taylor Kinney e graças a Deus vi o filme antes do livro, do contrário ficaria meio decepcionada, pois amei a trama do jeito que ela foi adaptada, e creio eu que dava pra ter trabalhado um pouco da tensão que o Kevin nos trás com sua caçada pela esposa, coisa que a gente só toma ciência no filme no final.

Pra finalizar, fico com o filme e não com o livro, sorry.

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page