top of page

Resenha: Minha metade silenciosa

Foto do escritor: Entre Todas LeiturasEntre Todas Leituras

Título Original: Stick

Livro: único

Autor: Andrew Smith

Editora: Gutenberg

Gênero: Literatura estrangeira/Drama

Ano: 2014

Paginas: 304

ISBN: 9788582351246

Sinopse: Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem.

Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. Com um texto emocionante, personagens tocantes e situações realistas, não há como não se identificar e se envolver com este poético livro.

 

Conheci esse livro em 2017, na bienal internacional do livro do Ceará, e quase... mas quase levo o livro para casa, agora com ele lido, penso que economizei meu dinheiro.

Não é um livro ruim, afinal de contas ele aborda temas importantes, porém na minha opinião eles não foram bem trabalhados, ao meus ver eles só foram expostos e ficaram por isso mesmo, o que me desapontou para caramba.

Stark, que todo mundo chama de palito, nasceu com uma anomalia no corpo, ele não possui uma das orelhas, para completar ele é bastante alto para sua idade e além do mais é bastante magro, apesar de ainda ter mãe e pai, Palito só pode contar com seu irmão, Bosten, e pra mim foi um protagonista com zero carisma.

Bosten e Palito, convivem com um ambiente familiar extremamente rigoroso, onde um cobre as costas dos outros, quando eles decidem quebrar as regras e são descobertos, porém na maioria das vezes quebrar a cara de alguém que faz bullying com seu irmão, pode ser motivo de uma bela surra quando seu pai toma ciência desse fato, isso porque palito por conta da sua aparência, vez ou outra é alvo de piadinhas, que Bosten, se ouvi não engoli e desce a mão.

Ambos tem seus melhores amigos, Palito tem Emily, a garota que nunca ligou para sua aparência e que o encoraja a reagir as piadas que sofre, e Bosten tem Paul, que podemos dizer que é mais que um amigo e companheiro de maconha.

Bom a história não tem nada de importante ou interessante, são apenas dois garotos que tem pai fodidos e complexados, que arruma qualquer motivo para puni-los, como qualquer adolescente, dão suas escapadinhas pra aprontar, tem seus segredos, e quando a corda arrebenta, sempre pesa ou sobra mais para um lado, e é basicamente isso.

O livro aborda, mas não trabalha direito o bullying, violência doméstica, abuso sexual, vício em drogas e homossexualismo.

E quando eu digo que os assuntos acima não são trabalhados, é porque os temas são simplesmente jogados na história, e ficam por isso mesmo, não há desenvolvimento dos problemas, é só uma história de adolescente de dois meninos vivendo ou melhor sobrevivendo a uma adolescência problematica.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page