top of page

Resenha: A cinco passos de você

Foto do escritor: Entre Todas LeiturasEntre Todas Leituras

Título Original: Five Feet Apart

Livro: único

Autor: Rachael Lippincott, Mikki Daughtry, Tobias Iaconis.

Editora: Globo Alt

Gênero: Literatura Estrangeira/Romance/Drama/Teen

Ano: 2019

Página: 288

ISBN: 9788525067425

Sinopse: Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença.

O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore.

Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes.

Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?

 

Sempre que eu pego um livro da GloboAlt para ler, nunca me decepciona, e ainda não entendi, porque ela não entrou pro meu top editoras favoritas.

Escrito por três autores, o livro deu vida ao filme de mesmo nome, porém o livro só chegou aqui no Brasil, após o lançamento da adaptação. A história trabalha um pouco uma doença chamada Fibrose Cística, para quem não sabe, é quando os pulmões não trabalham direito, em um outro romance teen, de bastante sucesso, temos uma história semelhante, que inclusive muita gente chegou a comparar ambas histórias, e sim, estou falando de "A culpa é das estrelas", mas ao meu ver, a única coisa que tem em comum são protagonistas com doença no pulmão, que se apaixonam por um garoto que também tem problema de saúde, Stella tem fibrose cística, com chances de transplante,logo uma chance de viver, já Hazel Grace tinha câncer na tireóideo com metástase no pulmão, não tinha muito o que fazer.

Na história conhecemos Stella, que foi diagnosticada com fibrose cística aos seis anos de idade, e desdai o hospital onde faz tratamento se tornou sua segunda casa, ela conhece tudo e todos, é obcecada por recém nascidos prematuros que lutam por sua vida na UTI, e extremamente cuidadosa com seu tratamento, e sua esperança é conseguir um pulmão novo, mesmo que eles só durem cinco anos, tem um canal no youtube onde ela leva informação da sua doença e tratamento, com esperança não só de informa outras pessoas, como dar um pouco de coragem pra quem se encontra no mesmo estado de saúde que o dela. Seu melhor amigo é o Poe, um jovem imigrante que é apaixonado por camisas de futebol, especialmente da Colômbia, e também que sempre fala as melhores coisas no momento certo.

Will é um jovem bastante revoltado, e ao meu ver com razão, ele não só tem fibrose cística, como recentemente adquiriu B cepacia, pra arruinar mais ainda sua vida, pois é uma bactéria, que anula qualquer chance que ele tinha de ser transplantado com um pulmão novo, vive pulando de hospital em hospital, testando novos tratamentos experimentais em busca de solução pro seu problema, por conta disso não ver a hora de completar dezoito e viver seu pouco tempo de vida, que seus pulmões permitirem, do jeito que ele acha que deve ser, e não como sua mãe vem comandando até agora.

Pela curiosidade de Will, ambos acabam se envolvendo, as coisas no começo é aquele negócio bem gato e rato, um não se bicando com o outro, e graças ao toc de Stella, eles acabam se envolvendo, mas quem eu quero enganar? Eles tem fibrose cística, não podem ficar perto um do outro, por conta das bactérias, e no caso do Will é mais perigoso ainda pois ele tem B cepacia, o que arruinaria a vida que a Stella tanto luta pra manter na esperança de conseguir um pulmão que lhe permita respira bem e sem ajuda de aparelhos, mesmo que seja por cinco anos(tempo estimado para a duração de um transplante de pulmão) , mas é claro que eles dão seu jeito pra se apaixonarem e viverem esse romance cheio de restrições.

Porém a realidade é bem cruel e não demora a vim a tona, e quando ela bate na porta, as coisas começam a pesar na balança, Will pode arruiná a vida de Stella em um pisca de olhos, Stella de repente não se importa, ela quer apenas a viver o momento, já que a doença, já roubou muita coisa dela, mas o Will o cara rebelde é uma pessoa responsável, e não quer que Stella esteja no lugar que ele se encontra, ele deseja que ela continue mantendo sua chance, de viver não só por ela, mas por ele também, pois há muitas pessoas torcendo para isso.

Não vou dizer que o final não é doloroso, mas infelizmente era o certo de se fazer, só assim um deles teriam a chance, enquanto o outro vai atrás de viver a vida até quando der, ou até onde a doença permitir.

Essa adaptação, é um dos raros casos, onde eu fiquei satisfeita tanto com o livro quanto com o filme, a única diferença de um para outro, é claro, que o livro trabalha mais os pensamentos e emoções dos personagens, porém não sentir nada de importante faltando na adaptação.

O filme é bem fiel ao livro, a unica diferença aqui está no final. O do livro me dilacerou mais que no filme, apesar de ser um reencontro, ver um saudável e o outro ainda lutando pra viver do jeito que dar, foi de parti o coração, confesso que fiquei um pouco chateada com a forma que Stella descreve o Will, ao meu ver parece que ela nunca esteve no lugar dele, ao descrever seu atual aspecto físico por conta doença, enquanto ela, com o pulmão transplantado, parece que nunca esteve doente, e não sabe pelo o que ele está passando.

É uma historia bastante gostosa de se ler, vom momentos engraçados, fofos e de aperta o coração, recomendadissimo.

1.406 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page