Título Original: All the Bright Places
Livro: único
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura Estrangeira/Teen/Romance
Ano: 2015
Páginas: 336
ISBN: 9788565765572
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Uma pessoa com o blog em dia, não quer guerra com ninguém, e eu estou quase lá, é claro que ainda falta umas resenhas que estou devendo, isso porque a autora do blog passou por um hiatus, por questão pessoal, do tipo, não estava nada satisfeita com o que eu estava fazendo comigo mesma, lendo por obrigação, escrevendo por obrigação, até porque criei esse espaço para dividir com vocês, sobre algo que adorei ler, também tem sobre o que detestei, que faço questão de falar pras pessoas passa longe, mas então...
Hoje, eu trouxe para vocês uma leitura, que eu amei de coração, "Por Lugares Incríveis", uma história que eu não consegui parar de ler, até chega ao final, que apesar de previsível, a gente passa a história todinha torcendo que não aconteça.
O livro ele trabalha uma coisa bastante importante, seu enredo começa e termina, com o suicídio como tema(por tanto fica um alerta de gatilho, caso você esteja pensando em ler), mas vou mais além, para mim ele trabalha o emocional e egoísmo das pessoas. Finch passou a vida dele todinha praticamente sendo julgado, claro que uma vez que você é rotulado, o mais difícil é perder tal título, e Finch decidiu ser o rotulo que pintaram nele, na verdade o Finch era vários Finch a cada dia que a passava, dependia de como estava seu humor, e o melhor Finch da história é o que se apaixona, porém mais uma vez rotulam seu sentimentos com uma pequena frase de aviso, um "tenha cuidado", que para ele significa que a coisa toda teria um fim, ao meu ver, é como se avisassem que a Violet é muito boa para ele, que mas cedo ou mais tarde ele poderia ser chutado.
Finch é um garoto fascinado por suicídio, ele conhece os metódos e o que algumas pessoas famosas deixaram escrito antes de morrer, ele também gosta de testar os métodos, sem concretiza-los, só para saber como é, o que a pessoa sentiu ao se encontra naquela situação, ele também é conhecido como aberração no colégio. E em um do seus experimentos, ele encontra Violet, uma garota popular, mas ao contrário dele, ela não parece está só testando, ela quer pular, mas na última hora ela parece acorda dessa angustia, e cabe ao Finch a ajuda-la a sair dessa situação, apesar dele ser o herói, a história que se espalha é outra, porém Finch está pouco se lixando, ele quer mesmo entender o que levou Violet lá em cima, quer ajuda-la a superar o motivo que a levou ali.
Violet tem tudo para ser a garota popularzinha do colégio, exceto, que não muito tempo atrás ela perdeu a irmã, e o sentido de viver, em acidente de carro, digamos que ela está vivendo atualmente o estado de culpa do sobrevivente e sua vida é invadida por um garoto que é conhecido como aberração no colégio, que a salvou de pular da torre do colégio, e que parece saber como guia-lá para viver novamente, pouco a pouco vai mostrando a saída para essa angustia que ela sente de está viva e a curando.
E vocês sabem o que doí nessa história, que assim como todos os personagens do livro, só percebemos na última hora, que enquanto Finch salvava Violet, ninguém salvava ele dele mesmo, até ser tarde demais.
Estamos tão preso em nosso próprio mundo e egoísmo pessoal, que as vezes as coisas acontecem na ponta do nosso nariz e a gente nem tem ciencia, é o caso de Finch, ele sempre sumia, desaparecia, mais ninguém nunca procurou saber o porque, como era uma rotina, as pessoas deixavam pra lá, pois um belo dia ele retornaria, mas quando chega o dia que ele não volta? Nos leitores, já começamos a imagina o que aconteceu, mesmo sabendo, ficamos em um estado de negação, até finalmente ser confirmado que ele realmente não habita mais o mundo dos vivos.
"Aprendi por experiência própria que a melhor coisa a fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam."
Apesar de conter um conteúdo pesado, é uma boa leitura, divertidas em alguns pontos, e acho que deveria ser leitura obrigátoria para adolecentes, pois a história é além do suícidio, mas sim a soma dos fatores que levam uma pessoa a desistir da própria vida, e Finch é um personagem que carrega uma bagagem bastante difícil de levar sem apoio de ninguém, o que é pior é que ele não se abre e nem permiti compartilha essa carga com ninguém, e é compreensivo, pois ninguém ali parece se importa com ele, quanto mais com seus assuntos.
É um livro que a gente acaba e fica refletindo, um livro que muda um pouco você por dentro, talvez porque a história seja uma experiencia real, cuja autora já viveu.
O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.
E pra quem não sabe a netflix comprou os direitos da obra e adaptou, e a estreia está prevista para o segundo semestre de 2019 e conta com Elle Fanning e Justice Smith no elenco.
Via: Sem Spoiler