Título Original: Emergency Contact
Livro: único
Autor(a): Mary H.K. Choi
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira/Romance/Young Adult
Ano: 2019
Paginas: 336
ISBN: 9788551005323
Sinopse: Eles mal se conhecem. São apenas dois jovens trocando mensagens de texto.Mas cada palavra vai mudar suas vidas para sempre.
Essa é a história de Penny e Sam.
Ela tem dezoito anos e acabou de sair de casa rumo à universidade. Longe da mãe expansiva e do namorado sem graça, vai finalmente se dedicar ao sonho de ser escritora. Só não contava que essa nova vida traria também novos obstáculos: pessoas, o maior pesadelo de qualquer introvertido.
Ele, por sua vez, está perdido na vida. Em todos os níveis. Aos vinte e um anos, os poucos dólares na conta, a mãe alcoólatra e a ex-namorada complicada não o ajudam a se manter são. Só lhe resta fazer os doces mais mirabolantes para o café onde trabalha (e mora), concluir sua faculdade a distância e tentar (sem muito sucesso) não surtar.
Por um acaso do destino — também conhecido como um ataque de pânico no meio da rua —, eles passam a trocar mensagens de texto inofensivas. Mas o que começa como um simples contato de emergência salvo no celular se torna a conexão mais importante da vida deles.
Aos poucos, esses jovens introvertidos e problemáticos se tornam dois amigos dividindo angústias, sonhos, piadas e inspirações. Duas pessoas que quase nunca se veem, mas que estão juntas o tempo inteiro. Dois solitários que, finalmente, não estão mais sozinhos.
Com perspicácia, humor e grande sensibilidade, a estreante Mary H.K. Choi traça o retrato de uma geração cujos relacionamentos se entrelaçam à evolução tecnológica. Uma história capaz de causar nos leitores o frio na barriga que só as melhores comédias românticas podem proporcionar.
Adoro livro, que se passam além do tradicional diálogo, não que o livro inteiro se passe por sms, mas para mim os melhores diálogos estão nesta forma diferente de se comunicar, não é atoa que um dos meus livros favoritos, se passa todinho em forma de email, mas não estou aqui pra falar dele, e sim de "Contato de Emergência", que conta a história de uma jovem asiática aspirante a escritora, chamada Penny é o aspirante a documentarista Sam, que nunca teve uma vida pra lá de boa.
Penny, está prestes a deixa a cidade, para uma nova etapa da sua vida, está prestes a se mudar para a Universidade, porém ela não está deixando somente sua cidade, mas sua mãe e seu namorado, cujo ela não ver a hora de se livrar, digamos que sua mãe tem umas atitudes que não combinam pra sua idade e nem pra uma mãe, e o namorado é típico macho que solta frase de efeito aqui, um apelido clichê a cula, o que deixa nossa protagonista com um pouco de ranço do relacionamento, porém sem coragem para termina-lo. Penny tem uma personalidade que muitas pessoas consideraria estranha, afinal, querer ser a excluída, não é muito normal aos olhos da sociedade. Com esse novo começo, Penny busca ser uma nova pessoa, não que ela queira ser uma pessoa sociável, ela só quer finalmente ser ela mesmo, sem ter medo de magoar ninguém, sem ficar se policiando ou fingindo o que não é, mas ao contrário do que ela pensa, a vida nunca sai do jeito que a gente planeja, ela pode até se livrar temporariamente da sua mãe e definitivamente do namorado, mas ganha duas pessoas novas para preencher sua vida, sua colega de quarto Jude e a melhor amiga dela, Mallory.
Através da sua colega de quarto, ela acaba conhecendo Sam, um cara magrelo, atraente e cheio de tatuagem, que trabalha em uma padaria, que está totalmente fora dos limites, pois se trata do "tio" da sua colega de quarto Jude.
Sam é o cara que não teve uma vida boa, não que ela esteja muito melhor no momento, digamos que ele é um sobrevivente, sofre desda infância com a mãe e seus namorados, e atualmente trabalha fazendo doces em um padaria, pra bancar sua faculdade, tentando alcança seu sonho de ser documentarista, seu humor é facilmente identificável, através de seus penteados no cabelo, totalmente apaixonado pela sua ex namorada, que reaparece com uma notícia que pode colocar sua vida de cabeça pra baixo, para mais tarde descobrir que essa notícia na verdade não se trata de nada, deixando Sam com sua primeira crise de pânico.
Sabe quando as coisas acontece rápido de mais e você não consegue acompanhar e bate um desespero porque você acha que não vai conseguir, e pra você está tudo ruíno, você não tem visão nenhuma de futuro? É exatamente assim que Penny encontra Sam na rua, no meio da sua crise de pânico, que a primeira vista Penny acredita que ele esteja infartando e resolve socorre-ló.
Depois daí ambos se tornam o "contato de emergência" um do outro, porém eles não usam esse contato só pra caso de emergência, eles vão se falando, inclusive seus diálogo são ricos em ironia e deboche, coisa que eu amo, vão se conhecendo e quando menos espera, as trocas de mensagens parece mais um relacionamento do que um contato que eu só falo em caso de emergência.
Pra resumir o livro é sobre duas pessoas com problemas, que combinam, se ajudam e se entendem e que no final das contas acabam se apaixonando.